O SENHOR É DEUS DOS MONTES E NÃO DEUS DOS VALES
I Reis 20:28 I Reis 20:23-30
Quem não conhece Deus pensa e diz os maiores disparates acerca da Sua personalidade, do Seu raio de acção, do Seu poder, etc.
Os siros, porque tinham sido derrotados pelos israelitas, quando combatiam nas montanhas, ficaram a pensar que Deus só podia agir e ter poder nessas circunstâncias. Pensaram que Deus era limitado às montanhas e nada podia fazer em campo raso. Que tristeza o desconhecimento de Deus!
Contudo, as coisas não mudaram muito desde os tempos de Elias e Acabe até ao século XXI, os nossos tempos. Veja-se que ainda hoje se pensa no "Senhor dos navegantes", fazendo-lhe culto, ofertas, pedidos. Adora-se o "Senhor da Serra", a "Senhora dos ares", o "Senhor dos Aflitos" e tantos outros disparates. O Deus verdadeiro, Único e Santo, é o DEUS dos mares, do céu, das serras, dos campos, de tudo. Ele é o Único Deus Criador, Senhor e dono de todas as coisas e actua onde quer, quando quer e a favor ou contra quem Ele quiser.
Paremos com as tolices dos deuses locais. Não há outro Deus além de Jeová. Tudo o resto é idolatria, condenada pelas Escrituras Sagradas. "Só o Senhor é Deus, só o Senhor é Deus" (I Reis 18:39) e fora d'Ele não há outro.
E porque só o Senhor é Deus, e no presente caso, embora o exército de Israel fosse como "dois pequenos rebanhos de cabras" (I Reis 20:27), venceu o incontável exército dos siros. Com o Deus dos céus teremos sempre a vitória, não só na guerra contra Satanás, como contra o aguilhão do pecado, como ainda contra a própria morte ( I Coríntios 15:54-56).
O homem, em sua cegueira e orgulho espiritual, não pode entender o verdadeiro poder de Deus, nem a Sua capacidade de agir até mesmo naquilo que lhe parece impossível. Para o nosso Deus não há impossíveis. E tudo é possível ao que crê n'Ele.
Submete-te a Jesus, o Salvador dos homens. Crê n'Ele e a tua alma viverá e teus problemas e tuas lutas serão vencidos .