Ruth 4:11 Ruth 4:9-12
"O Senhor faça a esta mulher como a Raquel e a Lea". Estas foram palavras do povo de Israel dirigidas a Boaz, quando ele, ousadamente, deliberou suscitar casa a Maalon e a Chifon, filhos de Noemi, tomando por esposa a moabita Ruth, que, assim, teve a honra de entrar na genealogia de Jesus, o Salvador do mundo.
O que o nosso Deus faz para bem dos Seus escolhidos!
Ruth é uma figura bíblica maravilhosa - doce, meiga, fiel, trabalhadora e diligente. Cheia de virtudes para uma mulher cristã, embora fosse uma mulher estrangeira. Talvez por isso tenha despertado o coração de Boaz, que decidiu ser o seu remidor e casar com ela.
O "remidor" tinha que ser o parente mais próximo da família. Boaz não estava nessa posição, mas Deus abriu a porta quando o legal resgatador, por interesses próprios e de livre vontade, "abriu mão" desse privilégio.
Boaz, então, tomou a posição legal de remidor, decidindo casar com Ruth e assumindo todas as responsabilidades perante o povo, na porta. Esta decisão foi aprovada e abençoada pelo povo, que disse: - "O Senhor faça a esta mulher, que entra em tua casa, como fez com Raquel e Lea, que fizeram a casa de Israel".
Deus ouviu a oração do Seu povo. Ruth concebeu e deu à luz um filho, Obede (que significa adorador), avô de David, da ascendência de Jesus. Deus deu a esta mulher estrangeira o privilégio de entrar na família do Salvador do mundo.
Ruth ostentou na sua vida virtudes verdadeiramente cristãs, como a humildade, a mansidão, a fidelidade. Que as mulheres dos nossos dias, sem perderem nenhum dos direitos que lhes pertencem, possam adornar as suas vidas com o fruto do Espírito - fé, amor, mansidão, benignidade, fidelidade, paz, temperança.
Senhor, ajuda-nos a imitar e praticar as virtudes de tantos e tantos servos e servas Teus, que, ao longo dos anos, Te serviram com amor e fidelidade.