Provérbios 1:8 Provérbios 1:7-9
É, sem dúvida, o ensino que temos na santa lei de Deus, em Êxodo 20:12 - "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra, que o Senhor teu Deus te dá".
Nunca, como nos dias que correm, este mandamento foi tão necessário, tal o desrespeito dos filhos para com os pais e dos pais para com os filhos. Este mundo tornou-se um ninho de "vespões", em que os filhos estão contra os pais e os pais contra os filhos.
Quem nos valerá? Quem poderá pôr cobro a tamanha desordem e a tão grande onda de crimes entre as famílias? Não há dúvida que o inimigo das nossas almas - Satanás - soube tocar bem a ponta frágil, que ele próprio fragilizou quando fez o pecado entrar no mundo - a família.
Hoje, a família está destroçada. Há pais contra filhos, filhos contra pais, irmãos contra irmãos, nações contra nações, e tudo isto porquê? Porque o diabo quebrou, com sua argúcia, os elos da família.
A família é apenas um simulacro do que havia de ser. Um ninho de iniquidade, ambições pessoais, em vez de um cantinho de harmonia e paz.
É urgente que os filhos amem, obedeçam e respeitem os seus progenitores. É indispensável que os pais amem e não provoquem a ira aos seus filhos. É imperioso que pais e filhos se juntem ao redor de Deus e O sirvam, O amem e divulguem a Sua Palavra de amor. É preciso respeito, amor e humildade para que formemos famílias com o mesmo ideal - amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
"Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também".
Quereis ser respeitados? Respeitai. Quereis ser compreendidos? Compreendei os problemas dos outros. Quereis ser amados? Amai a todos com um amor não fingido.