PAULO E TIMÓTEO, SERVOS DE JESUS CRISTO
Filipenses 1:1 Filipenses 1:1-2
Nesta saudação de Paulo à Igreja de Filipos, o apóstolo assume-se como servo de Jesus Cristo. Não obstante Jesus ter sido o proscrito, o condenado à vergonhosa morte de cruz, Paulo não se tinha como servo do Imperador ou de outros mandantes, mas como servo de Jesus Cristo.
Realmente, não há privilégio maior na vida do que ser servo (escravo) de Jesus Cristo. Ele é Senhor poderoso, justo, santo e, na Sua natureza, é amor. Portanto, ser servo de Jesus Cristo é melhor que qualquer pseudo liberdade que o mundo possa oferecer. O apóstolo estava totalmente identificado com o seu Senhor e Mestre, pelo que podia dizer: "não sou mais eu, mas é Cristo que vive em mim" (Gálatas 2:20). E ainda: "sede meus imitadores como eu sou imitador de Cristo (I Coríntios 11:1).
Como servo de Jesus Cristo, Paulo podia exortar os irmãos - "tendo o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que não teve por usurpação ser igual a Deus... mas fez-se servo" para morrer para pagamento dos nossos pecados (Filipenses 2:5-8).
Ser servo de Jesus significa conhece-lO, ter os mesmos sentimentos de amor, justiça e verdade. É isto que o mundo quer ver em nós - o resplendor da vida de Cristo. Ele veio do céu à terra para servir até à morte na cruz, pelos nossos pecados.
Para que possamos servir a Cristo como Senhor, precisamos de O aceitar pela fé, como Senhor e Salvador das nossas vidas. Depois, é só seguir os Seus passos, andar como Ele andou, amar o próximo (amigos, adversários ou inimigos) como a nós mesmos. Ser servo de Jesus é brilhar com a Sua luz; é mostrar e praticar o Seu amor, verdade e justiça; é pagar o mal com o bem; é produzir, em nossas vidas, o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22).
Ser servo de Jesus é segui-lO sem desfalecer.
Estás pronto? Se tu quiseres e tiveres fé, ao menos como um grão de mostarda, Ele estará sempre contigo.