João 8:46 João 8:39-47
Jesus jamais pecou. Era Deus. Não podia pecar porque era contra a Sua própria natureza divina. Mas, como homem foi muitas vezes tentado. Foi tentado mais do que qualquer outra pessoa sobre a terra, mas não pecou.
Ele próprio Se levantou perante uma multidão, em Jerusalém, e desafiou a todos que se levantassem e Lhe apontassem o Seu pecado. Só Ele foi capaz de, honestamente, fazer este desafio. O escritor aos Hebreus, em 4:15, diz-nos que nós temos um grande Sumo-Sacerdote (Jesus) que pode compadecer-Se das nossas fraquezas, porque passou por todas as tentações, mas nunca pecou.
"Quem pode convencer-Me de pecado?" Ninguém! Porque foi concebido sem pecado. Porque ninguém Lhe pôde apontar qualquer pecado. Pilatos, no seu seu julgamento, testemunhou: - "Não vejo n'Ele crime algum" (João 18:38). Judas, um discípulo que O acompanhou mais de três anos, disse : - Pequei, traindo sangue inocente" (Mateus 22:4). Pedro disse: - "Nunca se encontrou engano na Sua boca" ( I Pedro 2:22). João disse: - "Nele nunca houve pecado" (I João 3:5).
Jesus foi tentado muitas vezes por Satanás. A luxúria O cortejou. A ganância se aproximou d'Ele. A tentação de Se mostrar maior que os outros, até mesmo rei, O chamou. Mas Jesus, Deus Santo, a tudo resistiu. Nem palavras, nem pensamentos, nem obras erradas se acharam na Sua vida.
Jesus resistiu a todas as tentações. Jesus prometeu estar connosco todos os dias até à consumação dos séculos, para nos dar força, inspiração e capacidade de vitória sobre o pecado. Basta refugiarmo-nos n'Ele e orarmos - "Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal".
As tentações, neste mundo de libertinagem, são hoje mais fortes, acutilantes e insinuantes, o que implica, da parte de cada um de nós, muito mais firmeza, muito mais oração e muito mais e contínuo estudo da Bíblia.
Já leste hoje a tua Bíblia? Aprendeste as lições do Senhor para seres forte na hora da tentação? Já hoje fizeste oração e ouviste as orientações de Deus, o Pai? Já hoje tomaste a tua decisão de seres resistente às tentações diabólicas?
Que o Pai te mantenha firme nos caminhos da graça e da salvação, resistindo sempre ao diabo.