Actos 12:13b-15 Actos 12:5-19
Rode, que significa "Roseira Florida", era uma menina que vivia na casa da mãe de João Marcos, que estava presente na reunião de oração que se fazia por Pedro, apóstolo de Jesus, preso às ordens de Herodes Antipas, que pretendia matá-lo na Festa da Páscoa que se aproximava.
A Igreja orava por Pedro. Deus respondeu à oração da Igreja, mandando o Seu anjo para o libertar.
Deus opera assim a favor dos Seus servos. Embora se encontrasse na prisão, guardado por quatro quaternos de soldados (12:4) e preso com cadeias, o anjo do Senhor fez cair as correntes, abriu as portas e libertou Pedro.
Pedro nem queria acreditar. Viu-se liberto, no meio da rua, em Jerusalém, e foi logo ao lugar onde sabia estar a igreja em oração. A oração dos justos pode muito em seus efeitos e produz resultados extraordinários.
É interessante notar que a Igreja orava por Pedro, mas, quando a menina Rode deu a notícia da presença de Pedro, teve pouca fé. Ninguém acreditou. Disseram que a menina estava fora de si. Talvez precisasse de ir dormir, pois já era tarde...
Por vezes a nossa fé é pequenina para aceitarmos os milagres que Deus faz. Para Ele nada é impossível. Ele até nos libertou dos nossos pecados e das mãos de Satanás!...
Irmãos, oremos. Oremos pelos nossos irmãos que sofrem em prisões, para que Deus os conserve em sua fé; oremos pelos que não têm pão, nem trabalho para o ganharem. Oremos, pois Deus é o mesmo de ontem e ainda hoje faz milagres e maravilhas!
Rode, embora ainda novinha, ficou cheia de gozo e alegria e, confiadamente, foi dar a boa notícia da libertação de Pedro. Rode ensina-nos a crer no poder de Deus, mesmo que o milagre seja impossível aos nossos olhos. Os outros crentes estavam em crise de fé, mas Rode, "a menina da porta", CREU e anunciou a grande verdade.
Senhor, ajuda-nos a crer mais e mais em Ti. Senhor, aumenta a nossa fé.