Marcos 9:35b Marcos 9:30-37
Tinha sido uma longa e acalorada discussão aquela que os discípulos tinham tido, ao longo do caminho, sobre qual deles seria o maior!
Como é triste! Nós, hoje como há dois mil anos atrás, estamos tão preocupados sobre a nossa grandeza aos olhos dos homens. É um tema fútil, com o qual não devemos gastar o nosso tempo. Nós não somos nada. Somos pó e ao pó voltaremos. No fim, aqui nesta terra, "sete palmos e meio" chegarão para nos sepultar. É preciso preocuparmo-nos com o que estamos a fazer para Deus. Que tesouros estamos a ajuntar nos céus. Esperar confiadamente na justiça de Deus.
Infelizmente somos assim. Preocupamo-nos com coisas tão mesquinhas, tão reles, enquanto deixamos de nos preocupar com o que verdadeiramente vale a pena - ajuntar tesouros no céu.
Ao chegarem a casa, Jesus interessou-Se, particularmente, com a disputa dos discípulos, pelo caminho, e ensinou-lhes que, no Seu Reino, o maior será como aquele que serve, o mais baixo de todos. As medidas com que se mede no céu são diferentes das nossas aqui na terra. São medidas justas, rectas, despidas de enganos e hipocrisias...
Nunca ninguém será capaz de enganar a Deus. Ele lê os nossos corações e sabe o que nós somos e valemos.
Como servo do Reino, quanto é que eu valho? Aos olhos de Deus, qual será o meu lugar na hierarquia de valores? Não vale a pena perder tempo com isso. O meu lugar, na hierarquia de Deus, é o que melhor me serve. O que me faz feliz. É o lugar que, graciosamente, Ele me dá, porque eu só merecia a morte e o afastamento eterno de Deus.
Lá, não vale a minha ganância. Não vale a minha avaliação. Não vale o que eu penso de mim, e ainda bem. Lá, só vale a palavra da Sua graça e essa é, sem dúvida, a melhor para mim.
Ajuda-me, Senhor, a não encher a minha mente e coração com pensamentos egoístas, egocêntricas, vazios de conteúdo, mas ajuda-me a pensar em tudo aquilo que é verdadeiro, recto, justo, puro, amável, santo e em tudo aquilo em que há louvor e glória para o Teu Nome.
Eu sei que só tenho valor em Cristo e que sem Ele nada valho neste mundo.