Salmo 27:11 Salmo 27
Como homens que somos, temos de tomar decisões importantes que, por vezes, podem afectar o desenrolar da nossa vida inteira. Temos que escolher bem os nossos amigos - "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és"- Temos que escolher a profissão que melhor se adapta à nossa vida. Temos que escolher aquele ou aquela com quem uniremos as nossas vidas até que a morte nos separe. Temos que responder ao apelo de Deus, que quer salvar as nossas vidas, ou até mesmo usá-las de uma forma especial.
Como cristãos, "feitos filhos de Deus", temos que tomar opções, fazer decisões, fazer escolhas. Nem sempre é fácil. A Bíblia, por cujas mensagens queremos reger as nossas vidas, dá-nos uma resposta directa às nossas orações. Precisamos de estar atentos.
É que Deus responde sempre às nossas orações. Às vezes diz sim, às vezes diz não, às vezes diz espera, mas responde sempre. Atentemos no que a Palavra nos diz directamente, quando a lemos com espírito de oração e de busca. Atentemos aos sinais, pensamentos e orientações que vão aparecendo e martelando as nossas mentes e corações. A Bíblia mostra-nos sempre o padrão correcto que nos capacita a sabermos a Sua vontade. Testemos os nossos pensamentos e inclinações com os padrões bíblicos.
No nosso texto, o salmista pede a Deus que nos ensine os Seus caminhos para que neles andemos. Deus tem um bom plano para a nossa vida. Descobramo-lo pela leitura bíblica e pela oração. Submetamo-nos sempre à vontade de Deus e Ele nos instruirá nos Seus caminhos.
Não te esqueças, "entrega o teu caminho ao Senhor, confia n'Ele e Ele tudo fará" (Salmo 37:5).
Dependamos d'Ele e ouçamo-lO através da Sua Palavra, que nos fala. Não nos desviemos d'Ele. Procuremos viver segundo a Sua mente, com corações amaciados pelo Espírito Santo e, certamente, saberemos qual o caminho a seguir, pois o Espírito Santo é o guia de todos os remidos (João 15:16, 16:7-13).