Marcos 1:40 Marcos 1:40-45
Este texto fala-nos da cura de um leproso. A lepra era, na altura, uma doença incurável. Mas, para Jesus não há impossíveis. Ele pode todas as coisas, mesmo aquelas que os homens não podem ultrapassar.
Aleluia por tão grande e poderoso Salvador!
No tempo de Jesus os leprosos eram totalmente segregados da sociedade. Eram obrigados a trazer consigo campainhas identificativas para que ninguém se aproximasse deles. Viviam em grupos, com quem ninguém mais se juntava para conviver.
Ninguém amava os leprosos, nem tinha qualquer tipo de compaixão por eles. Morriam à mingua, completamente abandonados e desfigurados.
O leproso do texto fez ouvir o seu pedido de ajuda, ficando em terra, de joelhos e orando : - "Senhor, se Tu quiseres bem podes limpar-me". Ele tinha ouvido do poder de Jesus e não hesitou em aproximar-se d'Ele, correndo o risco de ser morto por apedrejamento. Ele cria no poder de Jesus, por isso, arriscou tudo, a sua própria vida, para ser ouvido por Ele.
Vemos aqui a grande compaixão de Jesus por todos os que sofrem e são marginalizados. O Mestre aproximou-Se do leproso e, pleno de amor, estendeu a Sua mão, tocou-o e disse-lhe: - "Quero. Sê limpo". E logo o leproso ficou curado da sua doença.
Jesus não só é Deus clemente e misericordioso, como também é o Médico dos médicos, pleno de poder e sabedoria para curar.
Toda a humanidade está enferma com a doença da lepra. A lepra do pecado. "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Para sermos curados só temos um caminho a seguir. Ir aos pés do Salvador e pedir-Lhe com fé e arrependimento: - Salva-me, Senhor! Lava-me dos meus pecados, no sangue do Senhor Jesus. Eu creio que Ele é Deus que pode salvar-me. Eu creio que Ele pode lavar-me de todos os meus pecados de maneira que eu possa viver na Tua eterna presença. Senhor, se Tu quiseres, bem podes limpar-me e salvar-me dos meus pecados. Eu creio no Teu poder e na Tua misericórdia!