Hebreus 4:13 Hebreus 4:7-13
O nosso Deus é o DEUS OMNISCIENTE. Sabe de todos os nossos pensamentos, palavras e obras. Não podemos enganá-lO, ainda que usemos os maiores subterfúgios.
Quantas vezes, ao longo da nossa vida, temos querido enganar a Deus e cedo fomos descobertos. Lembro-me de, já há alguns anos, ter ido visitar uma mãe de família que, durante todo o tempo da visita, não deixou de lastimar-se, embora, dizia ela, fosse uma boa crente, fosse aos cultos sempre que lhe era possível (a verdade é que a visita era exactamente pela sua ausência aos cultos). Sentindo-se apanhada na contradição, foi célere em dizer-me: - pastor, todos os dias eu leio a Bíblia e faço o meu "a sós com Deus", especialmente ao domingo.
Embora eu tivesse uma Bíblia na minha bolsa, antes de sair, pedi à irmã que me trouxesse a sua Bíblia para fazermos uma pequena leitura. Ela foi ao quarto buscá-la, mas reparei que os seus dedos ficaram marcados na capa, prova de que não era mexida. nem lida há muitos dias.
Não disse nada. Peguei na Bíblia, li o Salmo 46, disse algumas palavras sobre o texto e arranjei maneira de deixar entre as páginas da Bíblia uma nota de cem escudos, que não era muito, mas podia chegar para o pão de alguns dias.
Passado mais de um mês, tornei a visitar a senhora, ouvi as mesmas lamúrias de doença, falta de tempo, dos filhos, etc.. Pedi de novo a Bíblia para lermos um Salmo (Salmo 51) e, ao abrir a Bíblia, lá estava, entre as suas páginas, junto ao salmo 46, a nota que lá tinha deixado. Retirei-a sorrateiramente e fiquei a saber da fraqueza da nossa irmã.
Isto fui eu, homem simples, que ali concluí a verdade do ditado "mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo".
A senhora pode enganar-me, mas jamais enganar a Deus.
Não brinquemos com Deus e sejamos honestos, sinceros e verdadeiros para com Ele, pois não vale a pena tentar enganá-lO.